quinta-feira, 14 de junho de 2007

HISTÓRIA DO MC





MC (mestre de cerimonia)


Porta-voz que relata, através de articulações de rimas, os problemas, carências e experiências em geral dos guetos. Não só descreve, também lança mensagens de alerta e orientação, o MC tem como principal função animar uma festa e contribuir com as pessoas para se divertirem, muitos MC´s no início do Hip-Hop davam recados, mandavam cantadas e simplesmente animavam as festas com algumas rimas...

MC's são pessoas que fazem letras para músicas, normalmente em rap. Muitos tornam-se punchliners, que são MC's que respondem em rap a outros MC's. Também existe o freestyle, onde os MC's improvisam, ou seja, dizem o que lhes vai na alma.



História do Rap


A história do "rap" começa nos guetos da Jamaica. "Ancestral direto" do Rap pode ser considerado o Funk e o Jazz, músicas negras norte-americanas que apresentam elementos semelhantes. Outro ritmo ao qual o Rap é tributário é o Toast, que consiste em versar sobre uma versão instrumental ou de uma versão DUB de alguma canção, sempre no ritmo da batida. Essa tradição foi levada aos Estados Unidos por imigrantes jamaicanos, como o DJ Kool Herc. Nos Estados Unidos, a base de Reggae foi substituída por uma batida tirada do Funk, através da utilização de dois discos idênticos dos quais era aproveitada apenas a parte instrumental da música, chamada Break.

Nenhum comentário: