quinta-feira, 14 de junho de 2007

História do Break (dança de rua)


Break Dance (dança de rua)


Break Dance (B-boying, Popping e Locking), por convenção, chama-se todas essas danças de Break Dance ou B-Boying. Apesar de terem a mesma origem, são de lugares distintos e por isso apresentam influências das mais variadas. Desde o início da década de 60, quando a onda de música negra assolou os Estados Unidos, a população das grandes cidades sentia uma maior proximidade com estes artistas, principalmente por sua maneira verdadeira de demonstrar a alma em suas canções.




O Bronx, notando que sua dança era menos chamativa que o Brooklyn-Rock já que este contava a participação de mais de um dançarino o confronto entre esses dois Up-Rockers era muito mais contundente que a de um Top-Rocker começou-se a experimentar novas concepções; com isso o Top-Rock rapidamente desceu para o chão criando-se o Floor-Rock (Dança de chão) ou Foot Work (Trabalhos dos pés). Essa dança consiste em praticamente se dançar o Top-Rocking em movimentos circulares de acordo com ritmo da musica logicamente com as mãos e pés no chão ao mesmo tempo. O término deste movimento chama-se de freeze (congelar); a força, rapidez e ousadia rapidamente suplantou o cenário Up-Rocking. A partir desse momento todos queriam fazer Foot Work não importando se fosse Up ou Top-Rocker.




Vários grupos aderiram ao break, os grupos são denominados de "crew" que em inglês significa tripulação, o que hoje parece moda vai muito além de vestir uma roupa ou um boné e sair por ai dizendo "sou do break ou sou do hip hop" a cultura é na verdade uma manifestação do movimento hip hop. Por isso, deve-se aprender as técnicas necessárias e, para que não haja acidentes é importante começar com alguém que saiba fazer os movimentos corretos.

Um comentário:

jeomar araújo disse...

Salve salve manos e minas na fé?antes de tudo parabés pelo trabalho de vocês,bom sou de um ponto de cultura a ACLB aqui de salvador-ba meu nome é jeomar araújo e também estou nessa camiada do HIP-HOP,sou Bboy como fasso para mandar os meu material assim trocaremos mais ideias...esse é o meu endereso mrjeomarbboybrasil@yahoo.com.br ou jeomlararaujo@hotmail.com,estou á espera da resposta de vocês salve salve...