quinta-feira, 14 de junho de 2007

História do BEAT BOX


BEAT BOX


O termo beatbox (que, a partir do inglês, significa literalmente caixa de batida) refere-se a percussão vocal do hip-hop. Consiste na arte em reproduzir sons de bateria com a voz, boca e cavidade nasal. Também envolve o canto, imitação vocal de efeitos de DJs, simulação de cornetas, cordas e outros instrumentos musicais, além de outros efeitos sonoros.


Quem não se lembra dos barulhinhos que um dos personagens policiais do filme "Academia de Polícia" fazia com a boca no inicio do filme?
Bom, esses barulhinhos têm nome e são até considerados uma arte, chamada Beatbox.
O Beatbox começou nos guetos de Nova York no início da década de 80. O principal difusor da arte de imitar instrumentos com a boca foi Biz Marki, rappers das antigas que foi responsável pela divulgação do Beatbox com a música "Vapors". Mas o primeiro fenómeno foi Dong E. Fresh, apelidado de "Original Human Beatbox". Uma de suas músicas, "Ladi Di Da Di", foi regravada por Snoop Dogg em seu primeiro álbum, Doggstyle. Outro grupo de rap de meados de 80 que incentivou e divulgou a prática do Beatbox, foram os caras do extinto Fat Boys.

Nos anos 90, não havia ninguém que representasse o verdadeiro Beatbox. Para preencher esta lacuna, Rahzel apareceu marcando a evolução do género com o lançamento do trabalho solo "Make The Music 2000". A faixa "All I Know" é a mais conhecida - talvez porque o cara imite direitinho a voz do mestre James Brown e também por ser a única faixa que já tem clipe.
Conhecido por ser The Godfather of Noyze (O Poderoso Chefão do Barulho), Rahzel é integrante do The Roots e o primeiro cara conhecido depois de Dong E. Fresh, que se dedicou a aperfeiçoar o dom de imitar instrumentos e outros sons com a boca.

Um comentário:

CENTRAL SOCIAL RS disse...

legal, baita texto!
abraço.. www.centralsocialrs.blogspot.com